A aba Jurisprudência permite que o usuário pesquise e adicione precedentes judiciais atualizados para fundamentar suas minutas, garantindo fidelidade jurídica e citações precisas.
⚠️ Importante: Modelos de IA não são treinados com jurisprudência atualizada e podem criar precedentes inexistentes ou desatualizados ("alucinações jurídicas"). Ciente disso, a busca de jurisprudência do MinutaIA garante a pesquisa em bases oficiais dos tribunais, com precedentes reais.
Adicionar precedentes
Há três formas de incluir um precedente na janela de contexto, para que seja citado na minuta que será elaborada: ferramenta de busca, inserção manual, carregamento de precedentes salvos.
Pesquisa em tribunais
A primeira delas é a pesquisa na base dos tribunais disponíveis na plataforma.
Ao clicar em “Selecionar tribunais”, o usuário poderá escolher os tribunais em que deseja realizar a busca (STF, STJ, TSE, TRT, TRFs, TJs, etc.).
Selecionados os tribunais, o usuário terá a opção, clicando no ícone de sincronização, de aplicar a mesma busca para todos os tribunais selecionados.
Caso a sincronização esteja desativada, o usuário poderá fazer a busca utilizando termos diferentes para cada tribunal.
Após a pesquisa, os resultados aparecerão em cards que contêm a ementa do julgado, a tese do tema de repercussão geral/recurso repetitivo ou o enunciado da súmula. Após verificar a relevância, o usuário poderá utilizar os botões à direita do card para:
- Selecionar: adiciona o precedente na janela de contexto.
- Abrir consulta no tribunal: exibe o resultado da busca do julgado no site do tribunal.
- Visualizar inteiro teor: abre o PDF com o inteiro teor do julgado respectivo.
- Salvar na biblioteca: salva o precedente na biblioteca para ser utilizado futuramente.
- Deletar: exclui o precedente do resultado da busca.
Inserção manual
A segunda forma de inserir um precedente é através do botão “Inserir precedente manualmente”, que permite o usuário incluir a ementa de um julgado extraída de outras fontes na janela de contexto do MinutaIA.
Carregar da biblioteca
Ao clicar no botão “Ver precedentes salvos”, o usuário tem acesso aos precedentes salvos em sua biblioteca, podendo carregar aqueles que desejar.