Modo Minuta
Ao enviar o comando para elaboração de uma minuta utilizando o modo minuta, nos modos de esforço 4 e 5, o MinutaIA irá, imediatamente iniciar o pensamento para elaboração do texto, exibindo o raciocínio utilizado.
Assim que terminar de pensar e começar a elaborar o texto, o texto será exibido em uma página diferente:
Uma vez concluído o texto, será possível:
- Solicitar alterações e ajustes para a inteligência artificial.
- Editá-lo manualmente, fazendo os ajustes necessários para adequação da minuta, inclusive de formatação. A IA entende e preserva todas as alterações manuais.
No campo superior, à direita, são exibidas opções de edição e exportação da minuta elaborada, bem como é possível navegar entre as diferentes versões da minuta.
Aplicar template
A funcionalidade de aplicação de templates permite que o usuário aplique um timbrado personalizado (com cabeçalho, rodapé, formatação institucional) ao conteúdo gerado pela IA, criando documentos profissionais prontos para uso.
Para criação do template deverá ser feito o seguinte passo a passo:
1) Prepare o documento base
Em seu editor de textos, crie um documento com seu papel timbrado, aplicando: cabeçalho, rodapé e todos os elementos visuais fixos.
2) Configure a formatação padrão:
Defina a fonte, tamanho, espaçamentos e alinhamentos que deseja usar como padrão para suas minutas. Se preferir, você poderá configurar a formatação no MinutaIA, conforme será demonstrado a seguir.
3) Insira o marcador especial
No local onde o conteúdo da minuta deve aparecer, digite exatamente: (minuta) - este marcador será substituído pelo conteúdo gerado no Minuta IA. Veja, abaixo, como o marcador é substituído pelo texto da minuta gerada na ferramenta.
4) Salve no formato DOCX
Salve o documento no formato .docx no seu computador.
5) Faça o upload e configure sua formatação
Na aba 'Novo template', arraste o arquivo, clique para selecioná-lo ou carregue um template salvo. Se preferir configurar sua formatação na ferramenta, faça-o utilizando a opção "Configurar formatação".
Concluída a configuração, basta clicar em “Aplicar template” e salvar o arquivo exportado. Veja, abaixo, como o marcador é substituído pelo texto da minuta gerada na ferramenta.
⚠️ Importante:
- Use sempre o marcador
(minuta)exatamente assim.
- Não use outros marcadores além de
(minuta).
- Evite formatação complexa no marcador.
- Não coloque o marcador em tabelas ou caixas de texto.
- Salve sempre em formato .docx, não .doc.
Modo Chat
O modo chat tem como função central permitir ao usuário que dialogue com os documentos carregados na janela de contexto. Como resultado, não serão elaborados documentos estruturas, mas respostas diretas, exibidas como em um chat.
Ao final da resposta, há ícones que possibilitam ao usuário: 1) copiar a resposta; 2) carregar a resposta como contexto na aba documentos, a fim de que seja usada em uma minuta ou salva na biblioteca.